O método foi criado há quase 100 anos, pela médica e fisioterapeuta Lily Ehrenfried, a partir dos ensinamentos da professora e pedagoga Elsa Gindler, em Berlim. Do campo da Educação Somática, a Ginástica Holística é um trabalho que enfatiza as estruturas anatômicas, fisiológicas e biomecânicas do indivíduo e que busca a reestruturação óssea e muscular para combater as causas das lesões e não somente as suas consequências.
Mas não se trata simplesmente de gestos autômatos ou de reforços musculares segmentados. “É sim uma técnica global por meio da qual os participantes experimentam movimentos naturais e incomuns que envolvem também o senso lúdico e exigem respostas neuromusculares diferenciadas.
Nem o adestramento, nem a imitação de um modelo ou a repetição mecânica de movimentos podem melhorar de forma permanente o equilíbrio físico de uma pessoa. Ao contrário: “ Só o aguçamento sensorial e a conscientização, fazendo agir simultaneamente a respiração, o equilíbrio e o tônus muscular contribuem para melhorar todas as funções do indivíduo.”
Bolinhas tubos, bastões e almofadas, entre outros objetos do dia a dia, auxiliam a execução dos cerca de 800 movimentos disponíveis.

