top of page

Criado pelo alemão Joseph H. Pilates em 1920, o método que trabalha de forma global e tem como objetivo flexibilizar e fortalecer músculos e articulações, pode reverter, melhorar e atenuar as dores musculoesqueléticas com muita eficácia.


A respiração, que dá o ritmo ao trabalho, facilita a estabilização da coluna, o controle do centro (Power House) e o alongamento. A interação de forças ou sinergias que existe entre o assoalho pélvico, a região abdominal e a torácica permite a conexão, que é um dos componentes essenciais na sequência de movimentos propostos para todo o corpo.


Alguns quadros clínicos requerem mais precaução e podem ter contra indicação de movimentos. Todo o programa de tratamento deve ser analisado a partir de uma anamnese e de cuidadosa avaliação física.

Duas mulheres usam os equipamentos de pilates: a do fundo está vestida de roupa de ginástica preta, está deitada e tem os dois pés presos na argola do aparelho, tendo um pé pra cima com a perna esticada e o outro pra baixo com o joelho dobrado. A que está na frente usa calça de ginástica estampada e camiseta laranja, tem os pés apoiados numa bola grande, segura uma haste do aparelho, está com os braços paralelos e mais acima do corpo, tem uma toalha dobrada debaixo de seu pescoço. Seus glúteos e coluna estão elevados. Na parede do fundo dois quadros mostram detalhes da anatomia do corpo humano.
bottom of page